http://www.blogger.com/ Junta Médica M11: Cartola, o sambista

Cartola, o sambista

Cartola (11/10/1908 - 30/11/1980) é um dos grandes personagens da nossa rica música popular e considerado por muitos como o maior sambista que exisitiu. Angenor de Oliveira, seu verdadeiro nome.

"Cartola", a exemplo de "pandeirão", "excelente", "tucano" ou mesmo "pica-pau moacildo", é um apelido que lhe foi dado por colegas na época em que trabalhava como pedreiro na cidade do Rio de Janeiro. O codinome foi motivado por ele usar chapéu-coco para evitar que o cimento sujasse sua cabeça durante o trabalho, sendo assim, os colegas não deixaram por menos!

"As rosas não falam", música possuidora de uma belíssima poesia, é uma das obras mais (re)conhecidas do cantor, instrumentista e compositor e segue abaixo para quem quiser ouvir.

Cartola foi membro-fundador e quem escolheu as cores rosa e verde e do Bloco dos Arengueiros. O bloco hoje é a escola de samba Estação Primeira de Mangueira.

1930 foi a década de ouro para Cartola. Seus sambas tornaram-se bastante conhecidos em virtude de grandes nome da época gravarem suas composições No alvorecer da década de 1940 Cartola desapareceu do cenário musical e foi tido como morto, contrastando com os anos anteriores, deste período pouco se conhece acerca de sua vida.

Um jornalista chamado Sérgio Porto, em 1956, foi o responsável pela volta do artista. Cartola estava em Ipanema e lavava carros para sobreviver. Depois desta reviravolta suas músicas entraram novamente no gosto popular e foram gravadas pelos interpretes da nova geração. Somente em 1974 gravou seu primeiro LP individual seguido de mais três que compõem sua discografia solo.

O sambista viveu até aos 74 anos em nosso meio. Hoje segue vivendo através de sua música.

por Daniel Coriolano



As rosas não falam

Saiba mais:

Site oficial
Vídeos no Youtube

0 já falaram: