22/12/2010
Em protesto contra o reajuste de 61,8% concedido a deputados e senadores, o bispo não quis receber comenda
Brasília - Uma solenidade de entrega de comenda no Senado terminou em constrangimento para os parlamentares que estavam em plenário. Em protesto contra o reajuste de 61,8% concedido a deputados e senadores na semana passada, o bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson Cruz, recusou-se a receber a Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
Em discurso, ele destacou a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar as filas dos hospitais da rede pública. "Não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta".
Dom Manuel da Cruz lamentou que o Congresso tenha aprovado reajuste para seus próprios salários, da ordem de 61,8%, com efeito cascata nos vencimentos de outras autoridades, "enquanto os trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza mal conseguiram 6% de aumento em recente luta por elevação salarial", disse. O bispo mencionou também as aposentadorias reduzidas, o salário mínimo que cresce em "ritmo de lesmas".
Comenda
Ao recusar a comenda, o bispo foi taxativo: "A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la".
Nesse momento, quando a sessão era presidida por Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor da homenagem, o público aplaudiu a decisão.
Após a recusa formal, o bispo cearense acrescentou que "ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho".
Ele acrescentou que o reajuste dos parlamentares deve guardar sempre "a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e o da aposentadoria".
Dom Edmilson Cruz afirmou que assumia a postura com humildade, sem a pretensão de dar lições a pessoas tão competentes e tão boas".
Diante da situação criada, o senador José Nery (Psol-PA) cumprimentou o bispo pela atitude considerada "coerente" com o que pensa.
"Entendemos o gesto, o grito e a exigência de dom Edmilson Cruz que, em sua fala, diz que veio aqui, mas recusará a comenda Dom Helder Câmara. Também exige que o Congresso Nacional reavalie a decisão que tomou em relação ao salário de seus parlamentares", acrescentou o senador paraense.
Protesto
O protesto contra o reajuste dos parlamentares não se resumiu, no entanto, à manifestação do bispo. Cerca de 130 estudantes secundaristas e universitários de Brasília foram barrados na entrada principal do Congresso quando preparavam-se para protestar contra a decisão tomada na semana passada pelos parlamentares.
A intenção do grupo era circular pelas instalações das duas Casas empunhando cartazes com críticas ao aumento. No entanto, por decisão das polícias legislativas, eles não foram autorizados a entrar.
Fique por dentro
Discurso
"O aumento de 61,6% dos parlamentares a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isso não acontece. O que acontece, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo... A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos só me resta uma atitude: recusá-la".
1 Lorena de Andrade
2 Luana Siqueira
3 Isabela Pires
4 Fladson
5 Daniel Morais
6 Pedro Henrique
7 Inaldo
Agosto 25, 2010
1. Glaysson
2. Laura
3. Victor Rios
4. Ana Lillian
5. Susana
6. Natália Bastos
7. Deisyanne
Agosto 25, 2010
1 Josiane Leite
2 Raquel Bruno
3 Natália Parente
4 Daniel Victor
5 Isabela Orieta
6 Fátima Teresa
7 Raíla de Brito
8 Walter Peixoto
Agosto 25, 2010
1. Leandro Torres
2. Rodolfo Igor
3. Eduardo Almeida
4. Aristófanes Jr.
5. Elvas
6. Leucio
7. Candice
8. Valdeban
Agosto 25, 2010
1. Léo Mello
2. Victor Gadelha
3. Dayanna Mayara
4. Caroline Viana
5. Marcya Moanna
6. Camila Damasceno
7. Rafael Sales
Agosto 25, 2010
Grupo B-1: 7
Jéssica, Flávia, Natália Lucena, Camila Grangeiro, Bruno Braga, Ernani ìgor, Elydiane.
Grupo B-2: 8
Cilianne, Esther, Theresa Lilianne, Carísia, Vanessa, Assis, Elaine.
FALTA UMA PESSOA NO GRUPO B.
Agosto 25, 2010
1-Carlinhoss
2-Fabim
3-Galego
4-Daniel
5-Mozart
6-Lucas
7-Brunao
FALTA UMA PESSOA NO GRUPO!
Agosto 25, 2010