http://www.blogger.com/ Junta Médica M11: agosto 2009

Provas do S8

Atenção!

Amanhã, 28 de agosto é o único dia para quem quiser resgatar as provas do s8!

Fibrilação atrial: diagnóstico e tratamento

Para o internato de CLÍNICA MÉDICA,

Achei este artigo do MedSCAPE. Ajudará no estudo que Dra. Vivian solicitou.


Fibrilação atrial:
diagnóstico e tratamento

Autor: Dr. Ali A Sovari

De acordo com as diretrizes, como é feita a classificação da fibrilação atrial?

A fibrilação atrial (FA) é classificada em paroxística, persistente ou permanente. Ela é classificada como paroxística quando se resolve espontaneamente em até sete dias (frequentemente em menos de 24 horas). A FA é considerada persistente quando apresenta melhora espontânea em um período superior a sete dias ou por causa de um tratamento com cardioversão. A FA que persiste por mais de um ano, seja por insucesso ou pela não realização de uma cardioversão, é chamada de permanente. (Para maiores informações a respeito da fibrilação atrial, visite Medscape's Atrial Fibrillation Resource Center).

CONTINUA EM: http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?LangType=1046&menu_id=49&id=21849

Aula Nacional com Gilberto Gil


No dia 17 de agosto, Gilberto Gil fará a aula inaugural do segundo semestre com transmissão ao vivo para todas as unidades da Estácio e pelo site www.estacio.br/aulanacional

Segunda-feira
17/08/2009
19:00 horas

Prévia...


Sobre a Gripe A no Cariri

Hoje pela manhã médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais e estudantes da área da saúde estiveram reunidos no auditório do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo em Barbalha para receberem treinamento, orientações e atualizações sobre a Gripe A, a fim de saber conduzir os futuros casos que o Cariri venha a apresentar. A população da Região Metropolitana do Cariri deve ficar tranquila – porém alerta – pois há aqui, mais precisamente na Secretaria de Saúde de Barbalha, quantidade suficiente da medicação específica para os casos graves da doença. Se houver necessidade, os remédios serão repassados aos pacientes que necessitem, em qualquer município da região.

O Cariri ainda não tem nenhum caso confirmado da nova gripe, mas isso não tardará a acontecer. Daqui a um mês Juazeiro receberá milhares de visitantes para a Romaria de Nossa Senhora das Dores, o que deve contribuir bastante para a vinda do vírus para a região. É bom os serviços de saúde e as secretarias prepararem-se, reforçando os plantões e atendimentos nas emergências e postos de saúdes da região.

É importante alertar às pessoas que evitem ir a hospitais desnecessariamente e que não saiam para lugares onde exista grandes aglomerações, a fim de evitar a contaminação. Nunca é demais lembrar: evitem a automedicação e sigam as recomendações de higiene preconizadas pelo Ministério da Saúde e já amplamente divulgadas pela mídia.

Joaseiro.com